DICAS DE SAÚDE

Algoritmo identifica "tosse de COVID", afirmam pesquisadores

06/11/2020

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, afirmam terem desenvolvido um algoritmo capaz de identificar pessoas com COVID-19 apenas pelo tipo de tosse que apresentam.

O modelo de inteligência artificial usado para identificar as diferenças no som foi treinado a partir de milhares de amostras de tosses. Segundo o relatório divulgado, o MIT coletou cerca de 70 mil gravações de áudio - cada uma contendo uma série de tossidas. Destas, 2,5 mil eram de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.

Assim, o algoritmo alcançou uma taxa de sucesso de 98,5% para indivíduos que testaram positivo para a doença. Ou seja, ele conseguiu indicar com grande precisão aquelas pessoas que estavam, de fato, com o vírus no organismo. E a precisão chegou a 100% nos casos de pacientes assintomáticos.

De acordo com os desenvolvedores, existe uma diferença entre o som da tosse comum e a de pacientes infectados pelo novo coronavírus, mesmo aqueles que não apresentam outros sintomas. Isso porque a maneira como uma pessoa produz som muda ao ser infectada pelo vírus. E essa distinção não pode ser feita pelos ouvidos humanos.

A hipótese da diferenciação da tosse não surgiu de maneira repentina. Previamente, o grupo do MIT já desenvolvia o algoritmo na intenção de detectar sinais do alzheimer, uma que a doença que é associada não apenas à perda de memória, mas também à degradação neuromuscular, como enfraquecimento das cordas vocais.

Com os resultados atuais, a inteligência artificial usada nos testes pode vir a ser transformada em aplicativo e utilizada como meio de triagem diária em transportes, trabalhos e escolas. Ela pode também indicar a necessidade de um indivíduo buscar outros testes de COVID-19 para um diagnóstico absoluto.

Testes de COVID-19: quais são e quando são indicados?

Entenda o que fazer em caso de suspeita de coronavírus

Sintomas de coronavírus: veja quais são os primeiros sinais

@2020 Associação Polisaúde Todos os Direitos Reservados