DICAS DE SAÚDE

Ferramenta online avisa pessoas que podem estar com coronavírus



01/08/2020


As iniciativas para controlar a disseminação do novo coronavírus no mundo continuam mobilizando a população em diferentes plataformas. Neste sentido, o universo online vem se mostrando como uma importante fonte de informação e conscientização, que faz toda a diferença no controle global da pandemia de COVID-19.

De olho no impacto do meio digital em nossas vidas, o portal Minha Vida assumiu o papel de parceiro oficial da Bayes Impact, empresa francesa sem fins lucrativos, no lançamento de uma ferramenta gratuita que ajuda ainda mais a quebrar o ciclo de transmissão da doença. Trata-se do Conotify, que acaba de chegar ao Brasil com a missão de colaborar com o controle do vírus no país.

O Conotify é um dispositivo online que auxilia o usuário a notificar pessoas com quem ele teve algum tipo de contato enquanto teve (ou pode ter tido) um quadro de infecção do coronavírus. Em outra palavras, se a pessoa foi diagnosticada com a COVID-19 ou manifestou sintomas suspeitos da doença, ela pode avisar aquelas pessoas próximas que podem ter sido contaminadas pelo vírus.

Assim, a ferramenta ajuda o usuário a se lembrar de todas as pessoas com as quais se encontrou durante o período em que pode ter transmitido o vírus. Além de garantir que elas se protejam e tomem as devidas precauções, o Conotify também ajuda a desacelerar a disseminação da COVID-19, colaborando com a diminuição do número de casos da doença no Brasil.

Para usar o Conotify, basta entrar neste link (de preferência pelo celular) e responder a um breve questionário para entender se você teve ou tem coronavírus, e quando foi sua janela de transmissão. Em seguida, por meio de um passo a passo simples, a ferramenta direciona o usuário a lembrar todas as possíveis pessoas que cruzaram seu caminho neste período.

Uma vez selecionadas, essas pessoas podem ser comunicadas do risco de transmissão pelo Whatsapp, Facebook Messenger ou e-mail pessoal. A mensagem enviada pode ser personalizada e tem o objetivo de alertá-las a se isolarem, evitando que continuem com ciclo de propagação do vírus. Para aqueles que não quiserem se identificar, também existe a opção de enviar um e-mail anônimo.

Importante: o dispositivo é 100% gratuito e não coleta dados pessoais ou dados de saúde do usuário. Tudo o que você informa no site permanece no seu aparelho e ele não utiliza qualquer sistemas de rastreamento ou localização do usuário. Ou seja, é uma ferramenta sigilosa e totalmente segura.

Lançado inicialmente na França, o Conotify também está disponível nos Estados Unidos e deve chegar em breve a outros países. "Esta parceria com o Minha Vida vai permitir que os brasileiros acessem nossa ferramenta digital de diagnóstico e ajudem as pessoas infectadas a quebrarem o ciclo de contaminação, protegendo aqueles que estão mais vulneráveis", afirma Paul Duan, presidente da Bayes Impact.

Suspeita de coronavírus? Entenda o que fazer

Coronavírus: por que o distanciamento social é importante?

Não é só tosse: 8 sintomas menos conhecidos de coronavírus




@2020 Associação Polisaúde Todos os Direitos Reservados