Surto de doença diarreica aguda atinge o RS: saiba mais

21/10/2021

Nas últimas semanas, o estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando um surto de doença diarreica aguda (DDA), uma síndrome gastrointestinal transmitida pelo Norovírus que tem como principal sintoma a diarreia, além de dor abdominal, febre, náusea e vômitos.

De acordo com o último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, mais de duas mil pessoas em 25 municípios do estado, incluindo a capital Porto Alegre, já apresentaram sintomas da DDA. Apenas nove das 25 cidades confirmaram que o surto foi causado pelo agente Norovírus, enquanto as outras 16 aguardam investigação.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a transmissão da doença ocorre através do consumo de água ou alimentos contaminados. Nos casos causados pelo Norovírus, a transmissão ainda pode ocorrer pelo contato com superfícies contaminadas ou diretamente com secreções corporais de pessoas contaminadas.

Geralmente, a doença atinge mais crianças de até cinco anos e pode causar intensa desnutrição ou desidratação, principalmente por conta de sintomas como diarreia e vômito. Por isso, o paciente deve receber atendimento médico logo na primeira manifestação dos sintomas.

No boletim epidemiológico, a Secretaria de Saúde do estado explica que, em casos de sintomas leves, são recomendados repouso e aumento na ingestão de líquidos para evitar a desidratação, principalmente em crianças e idosos. Já em casos com sintomas mais graves, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.

De acordo com o comunicado da Secretaria Estadual de Saúde, recomenda-se que a população siga as seguintes medidas sanitárias:

@2021 Associação Polisaúde Todos os Direitos Reservados